Aquecimento Global
Entenda o aquecimento Global, Efeito
Estufa, consequências, aumento da temperatura mundial, degelo das calotas
polares, gases poluentes, Protocolo de Kyoto, furacões, ciclones, desertos,
clima.
O aquecimento global é um
fenômeno climático ocasionado pela grande queima de combustíveis fósseis, que
por sua vez acaba liberando altas taxas de dióxido de carbono (CO2) que se
acumulam na atmosfera do planeta fazendo com que as temperaturas da Terra se
elevem. O efeito estufa tem ligação direta com o aquecimento global, pois é ele
que tem a função de manter a temperatura da Terra evitando assim o congelamento
do planeta. Porém para fazer isso ele acaba tendo que impedir que o CO2 se dissipe
completamente pelo espaço. Conclusão, com o aumento da taxa de CO2 gerada pela grande queima de combustíveis fósseis, o efeito estufa acaba causando uma aglomeração do gás pela atmosfera, ocasionando um provável superaquecimento do planeta. É preciso que empresas ligadas a poluição e também ao desmatamento comecem a ser advertidas de maneira firme para evita os problemas, a cada ano que passa podemos ver que o tempo não se mantém de uma maneira só e no inverno temos grande onda de calor e assim também ocorre no verão onde o frio pode aparecer.
Na verdade o efeito estufa é um fenômeno natural em que uma parte da radiação solar que chega a Terra acaba sendo refletida pelas nuvens e pela superfície terrestre enquanto outra é absorvida. Dessa energia absorvida, uma parte é irradiada na forma de calor para a atmosfera, isso acontece, pois as nuvens e certos gases atmosféricos, como o vapor de água, dióxido de carbono, metano e dióxido de nitrogênio reirradiam esse calor de volta para a superfície terrestre, aquecendo-a. Esse fenômeno é muito importante, pois através dele a temperatura do planeta se mantém compatível com os seres vivos que nele habitam.
O problema acontece quando esse efeito se intensifica, aumentando a temperatura além do normal. Nós vemos todos os dias as consequências que a intensificação do efeito estufa, como o aumento do nível dos oceanos, que ocorre devido ao derretimento das calotas polares, fazendo o volume das águas aumentarem, podendo, futuramente causar a submersão de muitas cidades litorâneas, vemos isso direto com o aumento dos casos de tsunamis.
Assim nós também podemos adotar medidas para evitar a poluição na atmosfera. Entre essas medidas, estão a diminuição do uso de combustíveis fósseis, como gasolina, diesel ou querosene, adotando veículos menos poluentes, regular o carro para diminuir a emissão desses gases, evitar usá-lo todos os dias, se você trabalha perto, prefira ir de bicicleta, ou de ônibus, ou não usar o carro para tudo que for fazer, assim diminuindo seu uso, isso não só contribuirá para evitar a emissão de gases poluentes como a diminuição do trânsito também.
Outra medida é colaborar com os sistemas de coleta seletiva e reciclagem do lixo, separando o lixo e entregando materiais recicláveis a lugares especializados, assim além de evitar o intenso acúmulo de lixo também ajudará a diminuir o uso de matéria prima para fazer determinado produto, assim contribuindo para uma menor exploração da natureza. Controlar o uso da água também é muito importante, tomando banhos mais rápidos, lavando o carro uma vez por mês ao invés de uma vez por semana, utilizando baldes e não mangueiras, o mesmo vale para lavar calçadas e quintais, fechar a torneira ao escovar os dentes, lavar as mãos e ensaboar a louça.
Por Deborah Moreira, aluna da 1003
Nenhum comentário:
Postar um comentário